Harmonizando Emoções: A Influência das Essências Florais de Bach na Redução da Impaciência e Irritabilidade

Reproduzir vídeo

Ao longo de minha trajetória profissional, tive a oportunidade de atender uma ampla variedade de casos que vão desde dificuldades de foco e concentração até questões mais profundas como; depressão, crises de pânico, síndrome do pensamento acelerado, burnout, entre outros. Ao receber clientes com queixas iniciais de tensão, ansiedade e irritação; a medida que aprofundo na anamnese, observo uma inclinação para o que chamamos na terapia floral de uma pessoa “Impatiens” e este é apenas um exemplo entre as diversas situações que podem leva-las a esses estados emocionais.

Mas para você compreender melhor, vou esclarecer rapidamente sobre os três grupos de florais. No sistema desenvolvido pelo Dr. Edward Bach, temos à disposição 38 essências florais destinadas a tratar e equilibrar nosso estado emocional. Essas essências se dividem em três grupos: os 12 primeiros curadores, que tratam aspectos fundamentais de nossa personalidade; os 7 auxiliares, voltados para estados emocionais crônicos ao longo da vida; e os 19 complementares, que auxiliam nas questões do dia a dia, abordando gatilhos que podem levar a pessoa a se perder em suas emoções.

Porém, ao iniciar o processo terapêutico, devemos direcionar a atenção ao estado emocional do indivíduo, compreendendo as causas por trás dos seus sintomas. Nas palavras do Dr. Bach, a abordagem deve ser focada no doente, não na doença, visto que esta é apenas um sinal de que algo não está bem.

Ao perceber sinais de impaciência em alguém, é comum associarmos imediatamente à esta “personalidade Impatiens”. No entanto, nem sempre essa é a situação. Como costumo compartilhar com minhas alunas, todos nós, em algum momento, passaremos por esse sentimento; às vezes, é apenas um estado, ou seja, estamos impacientes, não somos impacientes. Esse movimento faz parte da jornada humana de aprendizagem, pois a vida nos coloca em situações desafiadoras justamente para que possamos identificar áreas que necessitam de ajustes e melhorias.

Além dos sintomas mencionados, em termos comportamentais, essas pessoas frequentemente adotam atitudes impulsivas, antecipam preocupações, agem de maneira veloz em seus pensamentos e ações, o que impacta diretamente em suas interações, tanto pessoais quanto profissionais.

Inclusive, relatam em sua grande maioria sentirem dores localizadas, como no ombro, pescoço, ATM, rigidez na nuca, dores de cabeça, fibromialgia, entre outras queixas. Esses sintomas físicos são reflexos das tensões emocionais que carregam. Mas devo ressaltar que o Sistema Florais de Bach, não tratam as queixas físicas, essas queixas na verdade, são muitas vezes, consequência dos processos emocionais que o indivíduo alimenta durante muito tempo em sua vida.

Ao aprofundarmos a compreensão da essência floral Impatiens e analisarmos o gestual da planta que a representa, identificamos uma associação com o elemento água que exerce influência direta no estado emocional. No contexto do temperamento Impatiens, essas pessoas se guiam por suas emoções o que se traduz em ações marcadas por pressa, impulsividade, controle e, ocasionalmente, irritação, ainda que inicialmente pontual.

Contudo, é crucial destacar que não podemos generalizar o uso da mesma essência para todas as pessoas que passam por momentos de irritação e impaciência, nem tão pouco as causas que originaram esta situação, pois cada indivíduo carrega suas experiências de forma única.

Entender a origem dessa inquietação vai além de simples estratégias para lidar com a espera. É essencial explorar as raízes desses sentimentos e comportamentos que influenciam a jornada emocional dessas pessoas. Esse processo não só fornece insights sobre o estado emocional do paciente, mas também destaca a necessidade de abordagens terapêuticas específicas. Em casos assim, recomendar uma fórmula personalizada que leve em consideração as camadas emocionais subjacentes a esses comportamentos e sentimentos é fundamental.

Porque a impaciência pode se manifestar de diversas formas, seja nas expectativas da vida cotidiana ou nos desafios pessoais, e os Florais de Bach desempenham um papel crucial em desvendar esses fios emocionais.

Tomemos como exemplo alguém que enfrenta diariamente o trânsito congestionado de grandes metrópoles. Nesse cenário repetitivo, essa pessoa pode desenvolver impaciência e irritação, transformando sua rotina diária em um terreno propício para o surgimento desse estado emocional.

É claro que permanecer parado no trânsito não é nada saudável. Mas utilizei esse exemplo apenas para ilustrar a relação entre causa e efeito. O trânsito lento, nesse caso, simboliza a Causa, enquanto a irritação, ansiedade , impaciência e irritação representam o Efeito.

E onde se esconde a causa origem dessa situação?

Entender as razões por trás de nossas ações é fundamental para compreender e regular nossas emoções. Nessa perspectiva, as essências florais atuam como guias, iluminando e auxiliando nas correções desses aspectos. Elas são como amigos atenciosos que nos mostram com carinho o que realmente precisamos mudar.

Mas voltando ao exemplo anterior; ao refletir sobre as possíveis origens dessa impaciência e irritação no trânsito, é importante analisar a influência dos modelos parentais dessa pessoa, ou seja, como seus pais agiam quando ela era criança, pois os padrões de comportamento absorvidos na infância muitas vezes influenciam nossas reações emocionais na fase adulta, como expliquei em dois artigos anteriores e te convido a ler para um melhor entendimento sobre o tema. Um com o título “Como os Pais Afetam a Vida dos Filhos” em 31 de agosto de 2023, e outro sobre “Construindo Boas Relações entre Pais e Filhos” em 7 de fevereiro de 2024.

Porém além da influência dos pais, é preciso entender o cenário atual dessa pessoa pois, existem gatilhos que podem levar a agir dessa maneira e assim, nem tudo é culpa dos nossos pais, entenda isso!

Lembra que falei sobre a vida nos apresentar desafios para promover correções?

Pois bem, deixe aprofundar um pouco mais nessa linha de raciocínio. Dentro desse contexto, podemos considerar hipoteticamente, que a sua impaciência e irritação estejam possivelmente ligadas às demandas e responsabilidades supondo que ela tenha sido recentemente promovida e esteja insegura com medo de não atender às expectativas da chefia, o que por sua vez pode gerar uma preocupação e o fato da possibilidade de se atrasar acrescenta uma camada adicional a essa pressão. A ansiedade, alimentada pela insegurança associada à urgência de cumprir suas tarefas, podem contribuir para esses sentimentos de impaciência e irritação. Em resumo, a maneira como ela lida com as pressões diárias e as expectativas elevadas que ela mesma estabeleceu podem estar intensificando essas emoções.

E agora vamos analisar essa mesma situação, sob uma outra perspectiva, estou abrindo um leque de possibilidades frente a mesma situação — Impaciência e Irritação que levam as pessoas ao quadro de ansiedade.

Imagine que este mesmo personagem tenha crescido em um ambiente onde seus pais frequentemente expressavam irritação diante de desafios, neste caso é provável que tenha internalizado esses comportamentos como padrões normais; podendo exercer influência direta sobre como irá lidar com suas frustrações, incertezas e expectativas, tornando-se uma base essencial para as reações emocionais.

Um outro aspecto a considerar é a dinâmica de comunicação deste núcleo familiar. Se para essa família expressar sentimentos e lidar com emoções era uma tarefa difícil ou limitada, possivelmente essa criança tenha sido “treinada” a desenvolver uma habilidade limitada em termos de gerenciamento de suas próprias emoções. Esses padrões poderão reverberar em diversas áreas da vida; muito embora seja importante destacar que cada pessoa é um universo único e enfrentará esses desafios de maneiras distintas. E no artigo de hoje, estou abordando especificamente um aspecto — a impaciência e aqui te apresentei três hipóteses terapêuticas.

É fundamental que as pessoas compreendam que esse comportamento não deve ser considerado normal. Certamente, é importante ter uma ansiedade positiva que nos motive a realizar tarefas, evitando ficar estagnados em uma letargia, porém precisamos encontrar um equilíbrio. No entanto, quando esse estado emocional deixa de ser natural e começa a afetar as dinâmicas das relações, como perder a paciência com filhos, cônjuge, interações sociais e profissionaisé hora de buscar ajuda profissional.

A terapia com os Florais de Bach nos guia para uma nova perspectiva de vida, permitindo-nos remover o véu da inconsciência; que por muito tempo nos manteve presos envolvidos em cicatrizes que por mais invisíveis que sejam, afetam toda a nossa realidade. Ao despertarmos desse estado, aprendemos a lidar com os desafios naturais da vida com serenidade e equilíbrio. Sobretudo, desenvolvemos a virtude da generosidade, não apenas conosco, mas também em nossas relações com os outros- uma qualidade que as essências florais nos ajudam a desenvolver.

No entanto, gostaria de salientar dois pontos que entendo serem importantes:

Primeiro compreender, que uma essência isolada não resolverá integralmente a complexidade do problema. Como mencionei anteriormente, é necessário analisar o cenário emocional dessa pessoa de forma mais ampla e preparar uma fórmula personalizada para o seu caso, porque por trás da impaciência, existem padrões e crenças e gatilhos que desencadeiam esses sentimentos.

Em segundo lugar, é vital reconhecer que uma verdadeira transformação requer responsabilidade pessoal e disposição de realizar as ações necessárias para a sua transformação. Acreditar que um único frasco de floral resolverá todos os aspectos da vida de uma pessoa, é uma perspectiva equivocada. O tratamento muitas vezes é um processo mais longo e durante esta jornada, alguns desconfortos poderão surgir, o que é natural, porque nos leva acessar informações antes escondidas em nosso porão da mente, ou que ainda não estávamos prontos para encarar essas sombras e agora com apoio profissional e a colaboração entre paciente e terapeuta, é possível construir um novo cenário.

Portanto, a essência floral Impatiens será uma aliada na construção deste novo cenário, pois ao associa-la a outras essências, trará maior clareza. Isso ajudará a entender o quão importante é respeitar não só o seu próprio ritmo, mas também o das pessoas ao redor. Não precisamos nos apressar nem ficar pensando demais no futuro!

Ao abraçar cada passo desta jornada e apreciar o processo, percebemos que essa pressa geralmente não traz bons resultados. Então, ao caminhar com paciência, atenção e presença, encontramos não só equilíbrio, mas também uma apreciação maior pelo maravilhoso percurso da vida e a flor malva de Impatiens nos guiará de forma simples e valiosa nesse caminho.

Esse assunto trouxe clareza para você? Compartilhe sua opinião nos comentários, e se os conteúdos do blog estão sendo úteis, te convido a se juntar à corrente do bem.

Ajude a disseminar esse conhecimento!

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar. E não perca as próximas publicações!

Inscreva-se gratuitamente com seu e-mail para receber notificações diretamente na sua caixa de entrada.

Agradeço por fazer parte desta jornada de aprendizado!

 

Com carinho,

Picture of Êurenì RS Pálma

Êurenì RS Pálma

Terapeuta floral e professora de autodesenvolvimento, ajuda você a cuidar das emoções e alcançar objetivos.
Registro Internacional nº 02018.2181

Compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe seu comentário.

5 1 voto
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elci A.A.Ferreira
3 meses atrás

Artigo verdadeiro vai de encontro com que acredito e aplico bjus no coração ❤️ gratidão

Me siga nas redes sociais;

Posts Recentes

plugins premium WordPress
1
0
O que achou, por favor, comente.x