Mascarar emoções pode desencadear diversas consequências em nossas vidas !

Certamente, percebemos que ao longo da vida, muitas vezes nos encontramos em situações em que nos sentimos desorientados, desconectados de nosso verdadeiro eu e para mascarar esse sentimento, recorremos a estratégias que nos permitem esconder nosso sofrimento aos olhos das pessoas ao nosso redor.

Muitos de nós já experimentou aquela sensação de Estar sorrindo por for a, mas chorando por dentro” em algum momento de nossas vidas. Externamente, aparentamos bem-estar, mas internamente enfrentamos uma tempestade de emoções difíceis de administrar. Às vezes, nem nós mesmos entendemos por que isso acontece.

Em artigos anteriores, discuti como nossas experiências passadas moldam nossos padrões emocionais e como cada indivíduo lida de maneira única com os desafios que a vida apresenta.

Existem várias razões pelas quais as pessoas agem dessa maneira. Alguns escondem seus sentimentos porque acreditam que podem resolver seus problemas por conta própria, sem incomodar os demais. Outros não gostam de intromissões alheias em suas decisões e outra possibilidade adicional, que abordarei neste contexto, envolve pessoas que vivem sentimentos de rejeição, abandono e carência enraizados em seu subconsciente. Sem perceber, elas acabam interpretando papéis, deixando de ser verdadeiras em relação às suas emoções, protegendo-se e evitando mostrar sua vulnerabilidade e, em vez disso, usam uma “máscara de proteção”

A questão fundamental é: por que devemos sempre ser fortes e esconder nossos verdadeiros sentimentos?

O ponto não é ser forte o tempo todo, mas sim compreender nossos sentimentos, emoções e comportamentos de maneira realista e verdadeira conosco mesmo. Adiar esse confronto só aumentará a dor, e a ferida precisa ser tratada o quanto antes, não podemos mais protelar nossa felicidade e paz interior, muito menos varrer para debaixo do tapete o que precisa ser curado.

Essa fuga inconsciente” pode desencadear diversas consequências emocionais, desde inquietação interna e ansiedade até problemas respiratórios. A medicina tradicional chinesa e a metafísica da saúde oferecem uma visão holística da conexão entre órgãos e emoçõesPor exemplo, na perspectiva da medicina chinesa, os pulmões estão relacionados a sentimentos de tristeza devido carência e rejeição e segundo a metafísica da saúde os pulmões são considerados órgãos da vida, que possibilitam o contato do ser com o ambiente, refletindo na absorção do que existe ao nosso redor, bem como a nossa exteriorização, o ato de dar e receberveja como tudo está interligado. Ao estudarmos a fenomenologia (ato de observar o gestual das plantas), percebemos que a folha de uma planta também representa a maneira como nos relacionamos com o todo.

Essa conexão entre a fenomenologia e as essências florais não é mera coincidência, e isso se torna ainda mais evidente ao considerarmos o trabalho do Dr. Edward Bach. Não foi por acaso que ele escolheu Agrimony para atuar em questões emocionais que por sua vez interferem no dia a dia de uma pessoa.

Ao observar os padrões de comportamento e a linguagem das plantas, encontramos uma base sólida para a compreensão das propriedades curativas dessas essências florais. A escolha de Agrimony como uma solução floral para questões emocionais, como o disfarce de sentimentos e o medo da rejeição, mostra como Bach reconheceu a ligação entre a linguagem das plantas e as emoções humanas.

O floral Agrimony, tem a capacidade de ajudar as pessoas a abrirem seus corações, expressarem suas verdadeiras emoções e liberarem a máscara do disfarce, é um exemplo de como a terapia floral pode contribuir para o alívio e cura emocional. O Dr. Bach compreendeu a importância de conectar os elementos da natureza com o bem-estar emocional e, assim, legou para a humanidade uma ferramenta valiosa para lidar com as complexidades de nossas emoções.

Este floral é indicado para aqueles momentos em que nos sentimos deslocadas e com dificuldade de revelar nossas vulnerabilidades. Ele concede uma reconexão com nossa verdadeira essência e a encontrar a coragem de nos revelarmos ao mundo como realmente somos, sem medo de julgamento ou rejeição.

Ele é considerado a essência da VERDADE, pois nos ajuda a retirar as máscaras que usamos para esconder nossos sentimentos e nos lembra da importância de nos respeitar, quebrar nossas resistências e sermos espontâneos e honestos conosco mesmo, preenchendo este vazio, a insatisfação e encontrar alívio e bem-estar.

Ao negarmos o que sentimos, com o passar do tempo, dentre tantas situações, poderemos experimentar um profundo vazio e tristeza, muitas vezes compartilhados apenas com o nosso confidente mais fiel, o travesseiro.

Embora essa jornada possa ser desafiadora e dolorosa, é importante lembrar que a verdadeira liberdade e realização vêm quando nos permitimos ser autênticos. E ao conceder que a sua essência se revele, você encontrará paz e harmonia tanto no mundo externo quanto, principalmente, em seu mundo interior. Isso cria a base para conexões significativas e autênticas com as pessoas ao seu redor, que reconhecerão e valorizarão a pessoa incrível que você é.

Entenda que os desafios da vida são oportunidades de crescimento, para nos aproximarmos de nossa verdadeira essência, conhecida como ALMA.

Quando abraçamos quem somos e enfrentamos nossos sentimentos, somos capazes de descobrir uma força interior que nos permite superar obstáculos e viver com mais autenticidade. Portanto, nunca subestime o poder de ser você mesmo e permita que sua luz interior brilhe intensamente.

Com carinho,

Picture of Êurenì RS Pálma

Êurenì RS Pálma

Terapeuta floral e professora de autodesenvolvimento, ajuda você a cuidar das emoções e alcançar objetivos.
Registro Internacional nº 02018.2181

Compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe seu comentário.

5 1 voto
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cidinha
8 meses atrás

Conteúdo maravilhoso, difícil de executar, mas muito revelador.

Me siga nas redes sociais;

Posts Recentes

plugins premium WordPress
1
0
O que achou, por favor, comente.x