Qual é o propósito de nossa existência neste mundo?

Este espaço foi reservado à explorar uma vasta gama de temas que permeiam nossas vidas e hoje ao me sentar para escrever o tema desta semana, senti a necessidade de abordar a nossa compreensão sobre um caminho que considero muito importante. No entanto, quero deixar claro que não estou aqui para impor verdades absolutas, sou inteiramente avessa a essa forma de imposição. Somos seres livres, dotados da capacidade de agir, pensar e escolher os caminhos que fazem sentido para cada um de nós. Meu objetivo é simplesmente convidar você a uma reflexão profunda a respeito.

Nos últimos meses, tive a oportunidade de fazer uma pausa para me dedicar na preparação de vários projetos, incluindo este blog. Durante esse período, naturalmente refletia sobre minha jornada até aqui e percebi que ela é guiada por algo muito mais profundo do que simples realizações materiais, isso me levou a uma pergunta.

Qual é o propósito de nossa existência neste mundo? Estamos aqui apenas para enfrentar desafios e dificuldades?

À medida que aprofundamos a busca pelo significado de nossa existência, fica cada vez mais claro que essa jornada transcende a mera superação de desafios, pois nesta escola chamada vida o Divino Criador nos concede a oportunidade de realizar correções em vários aspectos de nossas vidas. Afinal não estamos aqui de passagem como em férias, estamos aqui para vivenciar, aprender e crescer emocional e espiritualmente, e a generosidade divina é tão profunda que nos concede o livre arbítrio nos permitindo fazer escolhas que definam o curso de nossa jornada.

No entanto, quando enfrentamos desafios em nossas vidas, é comum agirmos como crianças rebeldes em busca de um culpado, apontando o dedo para pessoas ou circunstâncias que imaginamos terem influenciado o resultado desses eventos. Às vezes, até questionamos o motivo desses acontecimentos e duvidamos do propósito por trás deles essas adversidades não estão aqui para nos castigar.

Em vez disso, podemos vê-las como oportunidades para reflexão, crescimento pessoal e espiritual. É como se a vida nos desafiasse a fazer algumas correções de curso de modo a atingoir o nosso verdadeiro propósito, da mesma maneira como pais atentos orientam seus filhos na jornada da vida. Nesse sentido, as adversidades são como professores que nos mostram áreas em que podemos melhorar e evoluir. Elas nos convidam a analisar nossas ações e decisões, a aprender com nossos erros e a nos tornar versões melhores de nós mesmos.

Você já viveu uma situação como essa?

Eu vivenciei esse conflito em um momento particularmente delicado, cheguei até a questionar Deus, perguntando por que aquela situação específica estava ocorrendo em minha vida. Mas é importante lembrar que para cada desafio, existe um motivo e embora não tenhamos acesso ao desfecho desse capítulo no momento presente, devemos confiar que no devido tempo e no momento certo, acessaremos essa parte do script.

Durante essa experiência comecei a perceber que algumas mudanças começaram a acontecer após essa profunda conversa que tive com o Divino, confesso que estava bastante irritada naquele momento, mas sinceramente eu fui tocada por ele. Senti em meu coração a necessidade de confiar na sua luz, soltar o controle, arregaçar as mangas e seguir adiante sem resistência e foi exatamente o que fiz. Aos poucos o Divino Criador começou a me mostrar situações, ferramentas e pessoas que me ajudaram a compreender que aquele cenário desafiador era na realidade fundamental para o meu crescimento e amadurecimento. Foi somente quando assumi totalmente a responsabilidade pela minha vida, pelas escolhas que fiz e pelas ações que tomei, que consegui enxergar essa verdade. Abandonei a postura de uma criança mimada e insegura e com determinação encarei a vida sob uma nova perspectiva, inclusive acolhendo essa parte ferida, a minha criança interior!

Embora saibamos que os desafios se apresentam em grande número, cada uma dessas experiências traz consigo uma lição muito importante e neste momento precisamos reconhecer que mesmo em meio a todas as dificuldades enfrentadas é essencial manter a nossa fé na luz que sempre brilha e buscar compreender que estamos sendo preparados para algo muito importante e que mesmo em dias nublados, o sol está presente enviando sua energia simbolizando a Luz Divina que devemos absorver para seguir com força, coragem e determinação.

Observe que enquanto caminhamos sob a luz do sol numa praia, em um parque ou mesmo em casa o sol que te ilumina é o mesmo sol que ilumina milhares de outras pessoas, seja aqui no Ocidente ou no Oriente. O que faz a diferença é a forma como aproveitamos essa oportunidade, como escolhemos receber essa luz, pois o sol brilha para todos.

Na medida que aprofundamos a busca pelo significado da vida, torna-se cada vez mais evidente que essa jornada vai muito além. Nós somos aprendizes matriculados na grande escola da vida onde cada obstáculo e experiência desempenham um papel fundamental como oportunidades de crescimento e aprendizado.

No entanto, é de suma importância compreender que a maneira como enfrentamos esses desafios e as decisões que tomamos estão intrinsecamente ligadas à nossa responsabilidade pessoal. Devemos evitar transferir essa responsabilidade para outras pessoas e, em vez disso, direcionar nosso foco para dentro, explorando o nosso eu interior. Ao fazer isso, abrimos portas para compreender a importância do autoacolhimento, do perdão a nós mesmos e da prática do amor-próprio. Essa jornada de crescimento espiritual nos leva à clareza de que cuidar do nosso ser interior é fundamental para com nossa própria alma. É através dessa percepção que alcançamos um entendimento mais profundo de nossa existência e do propósito que a impulsiona.

Com carinho,

Picture of Êurenì RS Pálma

Êurenì RS Pálma

Terapeuta floral e professora de autodesenvolvimento, ajuda você a cuidar das emoções e alcançar objetivos.
Registro Internacional nº 02018.2181

Compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe seu comentário.

5 1 voto
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Me siga nas redes sociais;

Posts Recentes

plugins premium WordPress
0
O que achou, por favor, comente.x