Se quem está no comando dessa máquina não estiver em sintonia, assim como um motorista cuida de um carro, eventualmente poderá surgir problemas, pois quando um carro está desregulado, o sistema emite alguns sinais de alerta antes de uma quebra total, como luzes no painel. Esses sinais é indicativo de que algo está errado e precisa ser consertado antes que ocorra um problema maior.
Da mesma forma, ao nos aprofundarmos na complexidade da mente humana, torna-se possível identificar sinais de alerta antes que uma doença se manifeste completamente.
A nossa mente funciona como um sistema de alarme que nos avisa quando algo estressante, por exemplo, está acontecendo. Uma parte importante desse sistema recebe o nome de amígdala, localizada no cérebro, mais precisamente na região temporal medial, que faz parte do sistema límbico agindo como um sensor de emoções, não devendo ser confundida com a “amígdala“ que algumas pessoas associam à garganta, atualmente é denominada tonsilas.
Quando enfrentamos situações difíceis, ela entra em ação, liberando substâncias químicas, como o cortisol, para nos ajudar a lidar com o estresse. Essa é uma resposta natural e útil do nosso corpo. O problema surge quando essa ativação acontece com frequência, deixando os níveis de cortisol constantemente altos.
Algumas pessoas têm um jeito de lidar com o estresse que mantém esse ciclo funcionando, como um interruptor que não desliga. Elas registram e alimentam as emoções estressantes, criando um ciclo difícil de quebrar. Em outras palavras, isso ocorre porque elas podem não ter desenvolvido completamente o que chamamos de “inteligência emocional” para lidar com essas situações.
Desta forma, uma pessoa que esteja enfrentando uma situação desafiadora no trabalho, poderá acumular emoções de frustração e ansiedade. Essas emoções por sua vez, se tornam como uma memória para ela e sempre que uma situação semelhante ocorrer,emoções vivenciadas no passado virão à tona automaticamente, como se o interruptor fosse acionado, podendo cronificar o ciclo de estresse e tornar mais difícil lidar com novas adversidades.
Já outras pessoas conseguem lidar melhor com suas emoções.
Boa tarde,
Excelente e de Verdade quando assumimos nossas responsabilidades tudo se torna mais suave, pois o Transformar-se se faz necessário a cada dia.
Gratidão Ni 🌹
Sim querida, com certeza!
Assumir nossas responsabilidades é um passo importante para o crescimento pessoal. A cada dia, temos a oportunidade de nos transformar e evoluir. A jornada pode ter seus desafios, mas é nesse processo de autodescoberta e aprendizado que encontramos verdadeira realização.
Gratidão por acompanhar e compartilhar sua opinião!